Quem são os Batistas? No que nós Batistas cremos?

 

Cremos em Jesus Cristo, que foi morto e ressuscitou pelo poder do Pai Eterno e que está assentado a Sua direita na eternidade e é Senhor sobre tudo e sobre todos com plena autoridade nos céus e na terra, concedido pelo Pai Eterno, ( Ef.1.20-23).

Que toda pessoa deve reconciliar-se com Deus mediante o arrependimento de seus pecados e a fé pessoal no Senhor Jesus Cristo. Rm.5.10,11; 2Co.5.19; Ef.2.16; Cl.1.20.

Cremos que o batismo segue a profissão pessoal da fé em Cristo, e introduz o crente na igreja. Que Deus dotou cada homem e mulher de dignidade pessoal e liberdade de escolha. Que todo ser humano deve fazer suas próprias decisões a cerca da fé, mas lembrando, que somente através de Jesus Cristo é possível sermos salvos. At.4.12.

Cremos que  Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Jo. 1. 29; Heb. 9. 22.

Os Batistas crêem que todo cristão tem responsabilidade de dar testemunho de Cristo, anunciando-o conforme Sua Palavra, evangelho fazendo-o por palavras e ações. Mt.28.18-20; At.2.8.

 

Qual o Conceito Batista sobre a Igreja?

 

Cremos que a autoridade de Cristo está diretamente relacionada com a igreja.

Em Efésios 1:22-23, lemos: “ Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu a igreja para Ele ser o único Senhor de tudo. A igreja é o corpo de Cristo do qual Ele é Cabeça. Cristo é Senhor de todas as coisas em todos os lugares.”

A igreja total é o corpo de Cristo e compreende todos aqueles que consideram a Jesus Cristo como seu Senhor.

Uma igreja local é uma associação de cristãos que irradiam testemunho e serviço pela comunidade e em cooperação voluntária com outras igrejas, pela humanidade inteira.

É organizada conforme o princípio de que todos os membros são iguais em direitos e deveres. A igreja é de estrutura congregacional e utiliza o processo democrático (Embora deva ser Teocrático = Governo Divino). Para as decisões de assuntos administrativos, considerando o Espírito Santo como o orientador e conselheiro sempre presente, que nos capacita para levar adiante a missão de Cristo conforme nos ensina o texto de Atos 1:8.

Nós Batistas cremos que a igreja local deve ser livre para fazer aquilo que considera melhor, sob a orientação do Espírito Santo, com o propósito de cumprir a grande comissão dada a ela e a cada Cristão pelo Senhor Jesus Cristo. Mt.28.19-28. Cultivando e incentivando o bom relacionamento entre os crentes, e desenvolvendo programas para isso dentro de suas possibilidades locais.

Somos um povo que abriga uma Esperança e cremos que Jesus Cristo é o filho de Deus. Estamos convictos de que são verdadeiras as palavras de Atos 4:12A salvação só pode ser conseguida por meio Dele. Pois não há nenhum outro nome no mundo que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio da qual possamos ser salvos.”

Cremos também na vitória final do Senhor ressuscitado conforme dizem os textos de: Mt.25.31; 1Co.15.24-25; 1Pe.3.13 e Ap.11.15.